A diretoria do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha tomou posse, ontem (28), de uma das vagas de renovação do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA) para o biênio 2013/2014. A reunião de posse aconteceu no Auditório do Aquário de Ubatuba.
O Conselho é formado por nove representantes indicados pelos órgãos do governo e nove representantes da sociedade civil. Os representantes da sociedade civil foram eleitos entre seus pares, sendo nove titulares e nove suplentes e divididos entre os seguintes setores: ambientalistas e culturais; locais; categorias profissionais; ensino e pesquisa; entidades ligadas às comunidades tradicionais e setor pesqueiro.
“A posse do Instituto Argonauta no Conselho do Parque Estadual da Ilha Anchieta representa uma importante conquista para a entidade, pois reafirma o compromisso de atingir nossos objetivos legais de conservação do meio ambiente e dos recursos naturais costeiros e marinhos”, afirma Hugo Gallo, oceanógrafo e diretor-presidente do Instituto Argonauta.
Com uma área de 828 hectares, a Ilha Anchieta, assim denominada a partir de 1934, antes conhecida como Ilha do Porcos, foi palco de importantes acontecimentos da história brasileira. No século XVI a Ilha foi habitada por índios da tribo Tupinambás, chefiada pelo cacique Cunhambebe e, atualmente, é um importante atrativo turístico da cidade.
Sobre o Instituto Argonauta
O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em julho de 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba. Tem como objetivo, o desenvolvimento e o apoio à cultura e educação com ações de conservação ambiental, defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente. Está sediado em Ubatuba, atua em parceria com o Aquário de Ubatuba e mantém convênio com a Petrobras desde outubro de 2011.