Fomos o primeiro Aquário privado aberto à visitação pública no país e o primeiro a introduzir o conceito da interatividade através de um tanque de toque.
Esta interação acontece em uma seção específica, por meio do qual os visitantes, através do contato com os animais e de acompanhamento, sempre de um monitor, podem aprender com maior facilidade conceitos de biologia e conservação.
Também fomos o primeiro Aquário do país a exibir tubarões e a reproduzir raias. Seguimos sendo pioneiros no Brasil ao expor e reproduzir águas-vivas, encantando turistas e ensinando um pouco mais sobre estes animais que fascinam a todos.
Contribuímos para o desenvolvimento de Aquários em outros pontos do país, onde diversos novos projetos contaram com o apoio da nossa equipe técnica em parceria com a Terramare:
Sensibilizar as pessoas acerca da importância do meio ambiente marinho e da necessidade de conservação de sua enorme biodiversidade.
Dessa forma queremos levar nossos visitantes a uma compreensão e mudança de atitude em relação a natureza.
Desde a nossa inauguração, já impactamos mais de 3 milhões de pessoas, que passaram pelo Aquário e puderam absorver conhecimentos sobre os temas abordados.
A Educação Ambiental é prioridade no Aquário de Ubatuba. Aqui aplicamos o conceito de edutainment* permitindo que os visitantes, ao mesmo tempo em que se descontraem em um passeio, aprendam e passem a valorizar e respeitar nossa biodiversidade aquática e marinha.
Desta forma, o idealizador do projeto, Hugo Gallo Neto, acredita estar contribuindo através da educação ambiental e do trabalho prático, para o conhecimento, valorização e consequente conservação dos ambientes costeiros e de água doce do país.
*Expressão em inglês vinda da fusão das palavras education (educação) + entertainment (entretenimento)
Nossos principais objetivos são educação e pesquisa voltadas à conservação do meio ambiente.
Mantemos convênios com mais de 100 instituições de ensino e pesquisa para realização de estágios e pesquisas conjuntas.
Educação, conservação, pesquisa, ética, conscientização, encantamento, sustentabilidade e responsabilidade social.
Como um empreendimento privado que atua no ramo do Turismo e da Conservação Ambiental, o Aquário de Ubatuba acredita no seu importante papel social de contribuição para a comunidade local, mesmo sem receber qualquer verba pública.
A Praça da Baleia é um importante ponto de referência na região e foi revitalizada para a receber a ossada da Baleia Jubarte que encalhou na Praia Grande no início da década de 2000. Em 2009, graças aos esforços do Aquário de Ubatuba junto a Prefeitura, a ossada foi retirada e restaurada se tornando parte de uma linda praça em homenagem a este magnífico ser marinho.
Já o parquinho de areia na orla da Praia do Itaguá, localizado em frente ao Aquário, proporciona um local propício para famílias levarem crianças para brincarem ao ar livre. O espaço é também utilizado para piqueniques e eventos.
Esses dois locais são exemplos de que a vida em comunidade requer a participação e cuidado de cada um de nós.