O Aquário de Ubatuba fomentou essa iniciativa no ano de 2017, seu propósito é incentivar a reflexão e a construção da consciência ambiental. Apesar de peculiar, esta árvore é muito especial, pois foi construída a partir de resíduos sólidos retirados do mar (“lixo”) e traz a mensagem da necessidade de combater a poluição nos oceanos.
Situada na “Praça da Baleia” (ao lado do Aquário) ela recebe centenas de pedestres ao longo do dia durante esta época do ano. Atrai o olhar curioso e promove o questionamento sobre quanto lixo produzimos e para onde ele acaba indo. Assim, pretende-se sensibilizar e também transmitir a necessidade do combate à poluição nos oceanos.
Por se tratar de uma cidade litorânea que recebe muitos visitantes por suas belas praias, esta ação potencializa a percepção do impacto do ser humano no ambiente e desempenha um importante papel ambiental.
Vem com a gente…
“Nesta data, em que todos se preocupam em dar presentes e relembrar o nascimento de Jesus, nós, com esta árvore, pretendemos que as pessoas reflitam sobre qual mundo estamos deixando de presente para as futuras gerações” – Hugo Gallo (Oceanógrafo e Co-fundador do Aquário de Ubatuba)
A beleza do Natal em Ubatuba reside em suas praias limpas.
“O que não acaba no lixo, acaba no mar!”
Muitas praias de Ubatuba são o retrato fiel dessa afirmação. A cidade enfrenta desafios significativos relacionados ao lixo nos mares, provenientes tanto de fontes locais quanto globais. A presença constante de resíduos nas praias é um alerta claro sobre a necessidade de ações concretas para mitigar esse problema.
Como tudo começou
Há mais de duas décadas o Aquário vem realizando campanhas Contra o Lixo no Mar. Para chamar a atenção da população sobre essa problemática, principalmente na época do ano em que a cidade recebe muitos visitantes, foi criada a Árvore de Natal de Lixo.
Para tanto, tal proposta nasce da iniciativa entre três equipes comprometidas com a preservação ambiental: Aquário de Ubatuba, Fundação Projeto Tamar e Instituto Argonauta, a fim de alertar sobre o excesso de resíduos, contrapondo o estímulo ao consumismo que acontece no período de natal.
Neste ano, contamos com a participação da Coco & Cia, uma das instituições responsáveis pela coleta seletiva de nossa cidade.
Gostaríamos de agradecer aos grupos locais de limpeza costeira, os quais foram fundamentais para a coleta do material que compõe essa árvore, demonstrando o engajamento da comunidade em proteger o meio ambiente.
Por um Natal mais consciente e sustentável!
Árvore de Lixo
Imagine uma árvore medindo 9 metros de altura, onde as guirlandas são feitas de chinelos e cujos ramos são adornados com garrafas pet resgatadas do oceano. Este não é apenas um capricho estético; é uma declaração contra a poluição marinha que aflige nossas costas. Assim é a árvore de Natal localizada na Praça da Baleia, em Ubatuba.
As bolas brilhantes que você vê na árvore não são apenas enfeites comuns; são testemunhas silenciosas de um desastre ecológico. Elas foram resgatadas nas praias do litoral Norte de São Paulo, após uma carga de enfeites de natal ter sido acidentalmente despejada no mar, no ano de 2017, em Santos.
As redes de pesca apreendidas pela Polícia Ambiental e redes fantasmas retiradas do mar não são apenas elementos decorativos, mas sim manifestações do combate à pesca predatória.
Se você deseja prestigiar a Árvore de Natal do Lixo, ela se encontra na Praça da Baleia, localizada na orla da praia do Itaguá. Atualmente, a praça da Baleia é uma das grandes atrações da cidade, sendo cuidada pelo próprio Aquário de Ubatuba.
Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre as instituições parceiras que ajudaram a erguer a Árvore de Lixo, bem como sua importância dentro deste movimento.
Instituto Argonauta Para Conservação Marinha e o Boletim do Lixo
Fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba, o Instituto Argonauta tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos.
Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e a retirada de resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.
O Instituto Argonauta em parceria com o Aquário já atendeu e reabilitou milhares de animais ao longo dos últimos anos.
Conheça o trabalho desenvolvido pelo Instituto Argonauta.
Mais de 40 toneladas de lixo retiradas das praias
Em parceria com o Aquário de Ubatuba, foi desenvolvido o Boletim do Lixo, no intuito de informar, todo mês, a situação das praias do litoral Norte de São Paulo com relação à presença de lixo.
De acordo com o último boletim do lixo, em outubro de 2023, foram retirados mais de 160 quilos de lixo das praias só no Litoral Norte de São Paulo.
Incluindo todas as ações desenvolvidas contra o lixo no mar desde 2015, o Instituto já retirou mais de 40 toneladas de lixo das praias.
Coco & Cia – Companhia de Reciclagem e coleta seletiva da cidade de Ubatuba.
A Coco & Cia, por sua vez, é uma associação de catadores de materiais recicláveis que vem transformando a realidade ambiental de Ubatuba desde 2015.
Seu propósito é reduzir o impacto ambiental dos resíduos na cidade por meio da coleta, triagem e envio para a indústria de reciclagem.
Através desse trabalho desenvolvido, a Coco & Cia beneficia toda a cidade de Ubatuba, atuando na geração de emprego, renda e promoção da educação ambiental.
Saiba quando a Coleta Seletiva passa no seu bairro em Ubatuba
Ações de limpeza nas praias de Ubatuba
Em parceria com o Instituto Argonauta e outras instituições, o Aquário reúne esforços e envolve pessoas para realizar ações de retirada de lixo das praias, buscando não apenas destinar esse material ao lugar correto, mas também identificar as fontes geradoras e propor mudanças nos comportamentos que causam o acúmulo de lixo marinho.
Mensalmente, as equipes do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) percorrem mais de 3 mil quilômetros de praias no Litoral Norte e já retiraram 40 toneladas de resíduos das praias monitoradas, desde 2015.
Natal é tempo para refletir
Reflita sobre a seguinte cena: um pinguim mergulha corajosamente nas águas geladas, ansioso para encontrar alimento para seus filhotes famintos. Contudo, o que ele encontra não é o peixe fresco que esperava e sim fragmentos de plástico que parecem um banquete, mas que são uma sentença de morte.
Amélia quer te fazer um convite
As consequências são devastadoras, afetando não apenas a saúde individual dessa família de pinguins, mas também todo o ecossistema que os rodeia.
De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), na Austrália, estima-se que cerca de 60% das aves marinhas já têm resíduos plásticos em seus estômagos. As mesmas saem para buscar alimentos, mas o que acabam consumindo é lixo. A consequência? Elas morrem por inanição.
A Amélia, um dos nossos pinguins aqui do Aquário, quer te convidar a participar desse movimento contra a poluição marinha, visitando a Árvore de Natal de Lixo e apoiando nossa campanha contra o lixo no mar.
Cada elemento, cada enfeite, conta a história de um oceano que pede a nossa proteção.
🐧Junte-se à Amélia e ao Aquário, para unidos mudarmos essa realidade. 🐧