Em 10 de dezembro, segunda-feira, foi inaugurada a nova estrutura do Pinguinário do Aquário de Ubatuba para enriquecimento ambiental da área que abriga, atualmente, 9 Pinguins-de-Magalhães.
O local ganhou novo visual cenográfico com a inserção de uma bela paisagem que remete ao oceano, pedras artificiais e um miniescorregador que será utilizado no momento da alimentação dos especimens, feita duas vezes por dia, às 11h30 e às 17h, com a participação do público.
“Tudo foi pensado e projetado para tornar o cotidiano destes fascinantes animais mais próximo do habitat natural, além de facilitar a interação dos visitantes na hora da alimentação”, explica o oceanógrafo e Diretor Executivo do Aquário de Ubatuba, Hugo Gallo.
A presença destes pinguins na costa brasileira, que migram da região da Patagônia, Argentina, é mais comum no período entre julho e novembro. Logo que são encontrados, recebem tratamento adequado para a reabilitação, feito por profissionais do Instituto Argonauta, patrocinado pelo Aquário de Ubatuba. Neste ano, 47 animais foram recuperados e serão soltos em breve.
Para quem encontrar um pinguim pela praia, Hugo aconselha a “mantê-lo aquecido em caixa de papelão envolto em uma toalha ou jornal e esperar o resgate especializado chegar”. Ao contrário do que muitos imaginam, a espécie Pinguim-de-Magalhães não é polar e não está adaptada à temperaturas mais baixas, portanto, “é extremamente importante o acondicionamento correto do animal, devendo-se banir a hipótese de colocá-lo em gelo”, afirma Hugo.
Sobre o Aquário de Ubatuba
O Aquário de Ubatuba foi fundado em fevereiro de 1996 pelo oceanógrafo Hugo Gallo, e é uma das melhores opções de lazer educativo para a conservação ambiental no litoral. Dentre as atrações, possui um dos maiores tanques de água salgada do país, com Tubarões e Raias, Pinguinário, onde o visitante pode participar da alimentação dos Pinguins, Tanque de Contato, onde é possível tocar em animais marinhos inofensivos, o único Tanque de Águas Vivas no Brasil, Terrário com Jacarés, Tartarugas e Iguanas, além de Museu da Vida Marinha e Auditório para apresentação de Palestras e Vídeos Exclusivos, que adicionam ainda mais conhecimento aos visitantes.