De 5 a 10 de junho, saiba mais sobre os oceanos e por que é crucial conservar as tartarugas marinhas, os albatrozes e todos os bichos do mar
Com o apoio de diversos parceiros locais, a IV Semana do Mar terá programação especial de palestras relacionadas à conservação dos mares e oceanos, exposições, eventos culturais, mutirão de limpeza de praia, soltura de tartarugas marinhas reabilitadas, ações educativas do Projeto TAMAR, Aquário de Ubatuba, Projeto Albatroz, e muito mais.
Vale destacar a participação da equipe do Projeto Albatroz nas ações educativas durante a IV Semana, que capacitará professores da rede pública de ensino, realizando palestras, atividades educativas, o “Abraço do Albatroz” e participando da limpeza de praia e soltura de tartarugas marinhas. O Projeto Albatroz, assim como o TAMAR, é parte integrante da Rede BIOMAR, que reúne projetos de conservação da biodiversidade marinha patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, que em janeiro certificou o TAMAR como PARBMA (Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica), também é parceira da IV Semana do Mar, apoiando as ações educativas com materiais didáticos.
A IV Semana do Mar é uma realização do Projeto TAMAR, do Aquário de Ubatuba e da Prefeitura Municipal de Ubatuba, com apoio do Instituto Arcor Brasil, e da Arcor do Brasil.
A abertura do evento começa no dia 05, a partir das 10h, no Projeto Tamar com a exposição “TAMAR 35 anos: uma homenagem à primeira geração de tartarugas marinhas de sobrenome Tamar”. Uma das poucas tartaruguinhas liberadas pelos pesquisadores nas primeiras solturas de filhotes do Projeto TAMAR, em 1982, vai chegar em 2017. Ela nasceu em uma época diferente da de hoje.
Após 35 anos de trabalho, o TAMAR conseguiu transformar realidades e colhe agora os frutos de uma parceria com as comunidades litorâneas brasileiras e com a Petrobras. “O Filhote 35 Milhões vem de uma família que quase acabou não fosse a ideia de pesquisar e conservar as tartarugas no país para que elas ainda pudessem existir nas próximas gerações”, destaca Guy Marcovaldi, fundador e coordenador nacional do TAMAR.
Dia 06/06, às 19h30, o Aquário de Ubatuba recebe a coordenadora do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, com a palestra “Projeto Albatroz – redução da captura de aves nas pescarias no Brasil”, entrada gratuita.
A programação do dia 07/06 começa às 14h30min, com Projeto Albatroz realizando no TAMAR a capacitação dos educadores da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba, com o “Uso didático do Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros da Rede BIOMAR”. A atividade é voltada para professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino.
Nos dias 08, 09 e 10, o Projeto TAMAR e o Instituto Arcor Brasil promovem o II Encontro Jovem TransforMar, com a participação do Aquário de Ubatuba, Projeto Albatroz, Instituto Argonauta e diversos parceiros. O objetivo é sensibilizar, informar e articular os jovens para a elaboração de ações conjuntas em prol da conservação marinha. Estas ações serão apresentadas pelos jovens participantes no encerramento da IV Semana do Mar.
Ainda no dia 08/06, acontece às 13h, o passeio de observação de tartarugas marinhas, com o apoio da EcoTuba. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pelo site www.ecotuba.com.br . Às 19h, no Auditório do Aquário de Ubatuba, haverá a palestra com entrada gratuita: “Conservação marinha em Ubatuba: Projeto TAMAR, Aquario de Ubatuba e Instituto Argonauta”.
Dia 09/06, a partir das 19h, no TAMAR, será a inauguração do novo Espaço Temático Sobre o Lixo no Mar, revitalizado com o apoio da Mosaiky, Serasa Experian, Zoo Urbano e do artista Fábio Souza, o mesmo que fez a “tartaruga-fusca” exposta no TAMAR Ubatuba. Durante a inauguração, o Instituto Argonauta lançará seu novo aplicativo para smatphones. E encerramento da noite, será no espaço cultural do TAMAR com apresentação musical da banda Mesa de Dois.
Dia 10/06, as ações começarão na Praça da Baleia, recém-revitalizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba. Às 9h, acontecerá a limpeza de praia, com coleta de lixo na orla da praia do Itaguá por terra e mar. Ao meio-dia, no mesmo local, o TAMAR realizará a soltura de tartarugas marinhas reabilitadas. A partir das 19h, no espaço cultural do TAMAR, o II Encontro Jovem TransforMar se encerra com a apresentação das propostas discutidas e elaboradas pelo Coletivo Jovem. Na sequência, haverá a assinatura do convênio entre o Projeto TAMAR e a Prefeitura Municipal de Ubatuba: uma parceria que há 24 anos apoia os trabalhos de conservação e pesquisa das tartarugas marinhas no município. E encerrando a IV Semana do Mar, a apresentação musical de Luís Perequê, Rubinho do Vale e participação especial de Dani Lasalvia, com a abertura da banda DTPK.
O Projeto TAMAR começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Segunda-feira (05/06)
Dia Mundial do Meio Ambiente – Abertura da IV Semana do Mar do Aquário de Ubatuba e Projeto TAMAR
Exposição “TAMAR 35 anos: uma homenagem à primeira geração de tartarugas marinhas de sobrenome Tamar”
Local: Projeto TAMAR
Hora: a partir das 10h
Mesa redonda: Encontro Coral Sol – Um invasor nas nossas águas
Participação da ESEC Tamoios, Parque Marinho de Alcatrazes, UNIFESP, Projeto Coral Sol, IBAMA e Ministério Público Federal.
Local: Aquário de Ubatuba
Hora: às 19h
Terça-feira 06/06
Palestra “PROJETO ALBATROZ: redução da captura de aves nas pescarias no Brasil” – Tatiana Neves coordenadora do Projeto Albatroz.
Local: Aquário de Ubatuba
Hora: às 19h30
Quarta-feira 07/06
Formação para Professores e Coordenadores da Rede Municipal Sobre Conservação Marinha
Ação da Secretaria de Educação Municipal com Projeto Tamar e Projeto Albatroz
Local: Projeto Tamar
Hora: das 14h30 às 17h30
Quinta-feira 08/06 – Dia Mundial dos Oceanos
Abertura do II Encontro Jovem TransforMar no Tamar
Local: Projeto TAMAR
Hora: 13h
Passeio de observação de tartarugas marinhas
Inscrições no site www.ecotuba.com.br (vagas limitadas)
Palestra ”Conservação marinha em Ubatuba: Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta”
Local: Aquário de Ubatuba
Hora: às 19h
Sexta-Feira 09/06
II Encontro Jovem TransforMar
Local: Atividades No PESM – Núcleo Picinguaba
Inauguração do Espaço temático sobre o Lixo no Mar com a presença dos artistas plásticos
Lançamento do Aplicativo Argonauta e apresentação musical da Banda Mesa de Dois.
Local: Projeto Tamar
Hora: às 19h
Sábado 10/06
Ação de conscientização sobre o Lixo no Mar: Coleta de lixo na baía do Itaguá por Terra e pelo Mar (SUP e SUB). Visita ao Aquário de Ubatuba – após a coleta os participantes identificados terão entrada gratuita no Aquário de Ubatuba (a partir das 10h30)
Local: Praça da Baleia
Hora: às 8h30
Entrega da Praça da Baleia revitalizada
Local: Praça da Baleia
Hora: às 11h30
Soltura de Tartaruga Marinha reabilitada
Local: Praia do Itaguá (em frente à praça da baleia)
Hora: às 12h
Encerramento da III Semana do Mar
Encerramento do II Encontro Jovem TransforMar. Apresentação das propostas do Coletivo Jovem, Assinatura de Convênio entre Tamar e Prefeitura Municipal de Ubatuba
Apresentação da Banda DTPK
Encerramento com Luis Perequê e Rubinho do Vale.
Local: Projeto TAMAR
Hora: a partir das 19h
Todas as atividades são gratuitas – informe-se sobre a forma de participação e inscrição
Ao longo da Semana o Aquário de Ubatuba, o Projeto TAMAR e o Instituto Argonauta estarão com programação especial para atender às escolas e aos visitantes durante o dia.
SOBRE O AQUÁRIO DE UBATUBA
Fundado em 1996 por Hugo Gallo, o Aquário de Ubatuba é o primeiro aquário privado do país. Desde sua fundação, até os dias de hoje, sua missão é atuar na conservação do ambiente marinho por meio da educação ambiental e de pesquisas.
Reconhecido como um dos melhores aquários da América do Sul e do Brasil (fonte: Trip Advisor) o Aquário de Ubatuba é considerado também uma das melhores opções de lazer educativo no litoral de São Paulo. Sob o conceito de edutainment (termo da língua inglesa proveniente da fusão das palavras education e entertainment), que permite aos visitantes uma “imersão” nas águas dos rios e mares, na qual aprendem a valorizar a biodiversidade aquática e marinha, ao mesmo tempo em que se divertem.
O circuito de visitação é composto por 21 recintos, nos quais vivem mais de 700 animais de cerca de 130 espécies diferentes – representando os mais variados ecossistemas do Brasil e do mundo. Anualmente, o Aquário de Ubatuba recebe milhares de visitantes, tornando-se um dos locais de maior visitação turística do litoral brasileiro.
SERVIÇO
IV Semana do Mar
De 5 a 10 de junho
Projeto TAMAR
Mais informações: Projeto Tamar (12)3832 6202 | 3832 7014
Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá, Ubatuba/SP
Aquário de Ubatuba
Rua Guarani, 859 – Itaguá, Ubatuba/SP
Tel.: (12) 3834-1382