O Aquário de Ubatuba foi o primeiro a introduzir o Tanque de Contato no Brasil. Através dele, os visitantes podem tocar em diversos animais marinhos, dentre eles: estrela-do-mar (Oreaster reticulatus, Echinaster brasiliensis, Protoreaster linckii), pepino-do-mar (Holothuria grisea), ouriço-do-mar (Echinometra lucunter) e lagosta-sapateira (Scyllarus aequinoctialis).
Claro, que o contato é feito com supervisão da equipe de educação ambiental e com vários cuidados para não prejudicar os animais.
Essa atração oferece, ao público visitante do Aquário de Ubatuba, a oportunidade de um contato mais estreito com a rica fauna submarina local, em especial aquela que habita o costão rochoso e que fica exposta durante a baixa-mar.
É necessário muito cuidado para não machucar os animais do Tanque de Contato e para garantir uma experiência sensorial única na sua visita.
O tanque é monitorado pela equipe de educadores ambientais do Aquário para que haja uma correta interação entre os visitantes e os animais.
Importante: é imprescindível lavar a mão antes do contato!
Apesar de parecerem “donzelas inofensivas em perigo”, as estrelas-do-mar são predadoras, canibais e geralmente caçam animais maiores que elas.
Têm em seu organismo um líquido parecido com o sangue, chamado de hemolinfa.
Podem projetar o estômago para fora do corpo (característica única no reino animal), já que utilizam as enzimas digestivas do estômago para auxiliar na digestão e ingestão, uma vez que não são capazes de mastigar.
Ademais, regeneram porções do disco e braços perdidos, desde que um pedaço do disco central esteja presente.
Para distrair potenciais predadores e sobreviver aos ataques, os pepinos-do-mar realizam a estratégia da evisceração, na qual expelem parte de suas vísceras no ambiente. Já em segurança, são capazes de regenerar os tecidos perdidos.
Possuem a chamada “Lanterna de Aristóteles”, órgão de mastigação capaz de raspar as algas presentes nas paredes das rochas.
Os espinhos são sua maior arma. Mas lembrem-se: o ouriço-do-mar não consegue arremessar os espinhos para longe!
Desde que as orientações apresentadas pela equipe de educação ambiental sejam seguidas, os espinhos são inofensivos durante sua experiência no Tanque de Contato.
Ouriços-do-mar e pepinos-do-mar são utilizados para alimentação humana, sobretudo no Oriente. Estes hábitos alimentares podem levar algumas espécies a extinção.
O contato físico com os animais marinhos é uma ferramenta poderosa de sensibilização e uma das atrações mais valorizadas pelo público.
Por esse motivo, é um momento em que a equipe de educação ambiental do Aquário aproveita para transmitir diversos conceitos e valores de respeito e cuidado com a vida marinha.
Os visitantes do Aquário de Ubatuba podem tocá-los diariamente durante todo o horário de funcionamento – 10h às 22h.