Localizado logo na entrada do Aquário de Ubatuba, esse tanque representa a Mata de Igapó, um tipo de floresta frequentemente alagada na Amazônia.
Com grandes peixes ósseos, raias do gênero Potamotrygon, cenografia realista, vegetação abundante e luz natural, esse tanque encanta a todos que passam por aqui.
Para deixar o clima ainda mais interessante, de tempos em tempos, um sistema automático simula a chuva.
A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta, contando com uma imensa biodiversidade e importância global, já que garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas.
Além disso, é berço da maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica. Nos diversos rios que cruzam o bioma, nos lagos e nos igarapés, a quantidade de peixes é impressionante. As águas da Amazônia abrigam nada menos que 17 de cada 20 espécies de peixes de toda a América do Sul.
A vegetação é tão exuberante e variada quanto as espécies animais. Ela está dividida em três categorias: matas de terra firme, matas de várzea e matas de igapó. As matas de terra firme estão em regiões mais altas e não são inundadas por rios. As matas de igapó estão em partes baixas e são frequentemente inundadas. Por fim, as matas de várzea são uma espécie de transição entre as matas de terra firme e as matas de igapó.
As Matas de Igapó cobrem uma área de aproximadamente 100 mil km² no período das enchentes. Crescem principalmente sobre solos arenosos, pobres em nutrientes, mas com muitas espécies endêmicas.
No Tanque Amazônico, utilizamos vários recursos sustentáveis, como:
Os visitantes do Aquário de Ubatuba podem se maravilhar durante todo o horário de funcionamento – 10h às 22h.