Logo da rua, quem chega ao Aquário de Ubatuba se depara com nossos três jacarés-do-pantanal (Caiman yacare), que adoram tomar sol depois de um banho no lago.
Nesse ambiente, os jacarés dividem sua casa com tartarugas-do-ouvido-vermelho (Trachemys scripta elegans), tigres-d’água (Trachemys dorbigni), além de diferentes peixes ósseos.
Uma cachoeira cenográfica completa o cenário que pode ser observado da rua, mas com uma visão ainda mais privilegiada de dentro do Aquário.
Ao lado dos jacarés, vive uma simpática iguana-verde (Iguana iguana). E, após alguns minutos de caminhada, você pode encontrar nossos hóspedes australianos: os dragões-barbudos (Pogona vitticeps).
No litoral norte também existem jacarés! O jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) pode ser encontrado em águas salobras e salgadas, chegando a habitar mangues no litoral.
Você, visitante, não pense que foi enganado ou está daltônico ao chegar ao Aquário e encontrar uma iguana-verde de cor marrom-acinzentada.
Mas como assim? Calma que a gente te explica!
A Maria, nossa iguana, é uma fêmea adulta. As cores de uma iguana variam ao longo da sua vida, apresentando uma coloração verde-clara na juventude, que escurece com o tempo.
Abrigamos 3 fêmeas de jacaré-do-pantanal carinhosamente apelidadas de Florzinha, Docinho e Lindinha. Todas elas nascidas sob cuidados humanos e doadas por uma instituição de ensino superior, após a conclusão de uma pesquisa científica.
Elas convivem pacificamente com todas as outras espécies do recinto, já que foram treinadas e condicionadas a realizarem suas refeições com seus tratadores, através de uma pinça de coloração específica e em um único ponto do recinto.
Há relatos e imagens de jacarés em Ubatuba, habitando a lagoa que fica atrás da Praia Vermelha do Norte. Alguns dizem que, em 1996, após um forte temporal, jacarés que eram criados em um sítio no bairro da Casanga, escaparam devido a uma enchente e seguiram o fluxo da enxurrada até chegarem ao Lago da Praia Vermelha do Norte.
Podem, no entanto, simplesmente ser espécimes de jacarés-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) que habitam o litoral brasileiro.
Venha nos visitar! Durante todo o horário de funcionamento você poderá observar os répteis e outras classes de animais.