Aquário de Ubatuba, em parceria com os restaurantes Gauchão e Rei do Camarão comandam a operação de restauro do esqueleto exposto desde 2008
Equipe do Aquario de Ubatuba comanda uma operação de restauro da ossada de uma baleia Jubarte, exposta desde 2008 na orla da Praia do Itaguá, em Ubatuba. O esqueleto estava em processo de degradação devido à má conservação e falta de manutenção. Em parceria entre empresários e Prefeitura Municipal, toda a praça esta sendo reformada.
“A nova gestão compreendeu a importância de mantermos a ossada conservada e nos solicitou ajuda. Hoje, o esqueleto da baleia virou um ponto turístico importante da cidade. Inclusive, o local passou a ser conhecido como a Praça da Baleia”, ressalta Hugo Gallo, proprietário do Aquário de Ubatuba.
Além do restauro para manter a conservação e preservar o esqueleto da Jubarte, a praça foi limpa e a manutenção da iluminação realizada. Resta agora, aguardar o agendamento da Secretaria de Obras da Prefeitura para finalizar alguns detalhes como a troca dos corrimãos que beiram o rio. “Já providenciamos a compra da madeira para a troca dos corrimãos, acredito que em breve moradores e visitantes vão poder desfrutar de um ambiente mais limpo, agradável e seguro”, completa Gallo.
Relembre o Caso
A Baleia Jubarte encalhou morta na Praia Grande de Ubatuba em outubro de 2000. Lá o animal permaneceu enterrado por oito anos.
Devido às obras de infraestrutura na orla da Praia Grande, foi necessária, em 2008, a remoção da ossada. A excelente conservação do esqueleto possibilitou montar e expor a ossada da Jubarte, que pesava cerca de 20 toneladas e media 15 metros de comprimento.
“Nós tomamos o cuidado na época do enterro de jogar cal e cloro na cova para evitar qualquer contaminação da praia. Eles atrasaram a decomposição da carne do animal, com isso, recolhemos o esqueleto quase que mumificado”, declarou Hugo Gallo ao site G1 na época da retirada dos ossos.