Home > Leve essa ideia para sua cidade

Leve essa ideia para sua cidade



AQUÁRIOS DE VISITAÇÃO PÚBLICA

 

 Ao longo das últimas décadas, diversos fóruns e conferências internacionais têm debatido alternativas ao modelo de desenvolvimento adotado pela sociedade. A Agenda 21, documento produzido durante a Conferência das Nações Unidades para o Meio Ambiente, de 1992, ressalta a importância dos países promoverem atividades de lazer e turismo ambientalmente saudáveis, fazendo uso de museus, zoológicos, aquários etc.

 

 Benefícios

 

  • Espaço adequado para a Educação Ambiental e Pesquisa voltados à Conservação Ambiental;
  • Rápido retorno econômico;
  • Atração Turística de grande potencial;
  • Reconhecimento público.

 

Atividades desenvolvidas nos Aquários

 

Pesquisa

Os Aquários de Visitação Pública também são Centros de Pesquisa, voltados ao estudo das espécies e ambientes aquáticos. Muitas informações geradas no trabalho dos Aquários, tais como tratamento veterinário, comportamento das espécies, hábitos reprodutivos, metodologias de Educação Ambiental etc,  podem ser publicadas em revistas científicas. Convênios com Universidades potencializam ainda mais a pesquisa nos Aquários.

 

Resgate e Reabilitação de Animais Aquáticos

Naturalmente as pessoas procuram os Aquários de Visitação Pública quando encontram animais debilitados que precisam de tratamento veterinário. O trabalho de resgate e reabilitação da fauna associada aos ambientes aquáticos, seja ela composta por mamíferos, répteis ou aves, é uma contribuição importante dos Aquários para a conservação ambiental.

 

Capacitação Profissional

Cursos e treinamentos sobre variados temas relacionados à conservação ambiental são ministrados com frequência nos Aquários de Visitação Pública. Com eles, diversos profissionais têm a oportunidade de se capacitar para o manejo de animais aquáticos, para o cuidado e reabilitação da fauna e para o conhecimento e a conservação ambiental.

 

Educação Ambiental

Os Aquários de Visitação Pública são importantes centros de Educação Ambiental. Através de seu circuito de visitação milhares de pessoas têm a oportunidade de conhecer, aprender, admirar e respeitar a vida aquática. Painéis eco-informativos, vídeos, palestras, teatros e oficinas complementam as atividades de educação ambiental. Além disso, a própria estrutura dos Aquários pode ser um instrumento educativo na medida em que se adotam tecnologias e estratégias para a sustentabilidade, tais como o aproveitamento da água de chuva, filtração e reuso da água cinza, triagem e reciclagem dos resíduos sólidos, etc.

 

Campanhas Educativas

Frequentemente os Aquários de Visitação Pública promovem Campanhas Educativas para alertar e educar a população sobre a importância e as alternativas para a conservação ambiental. Campanhas sobre o lixo no mar, sobre a conservação da fauna, são alguns exemplos.

 

Turismo e Lazer

Os Aquários são importantes espaços de turismo e lazer para todas as idades. Funcionam como pólos atratores de turistas estimulando a economia do setor ao seu redor. Além disso, frequentemente são procurados por meios de comunicação e, desta forma, promovem a divulgação de sua cidade nos jornais, sites, rádios e TVs.

 

TERRAMARE: CONSULTORIA, PROJETOS E CONSTRUÇÃO DE AQUÁRIOS LTDA

A Terramare é uma empresa de consultoria, coligada ao Aquário de Ubatuba, que desenvolve projetos e constrói Aquários de Visitação Pública no Brasil há mais de 10 anos, aliando turismo, pesquisa, educação e desenvolvimento econômico à Conservação Ambiental.

 

Leve essa ideia para sua cidade, preencha o formulário caso tenha interesse:

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone:

Cidade / Estado:

Mensagem



Videos







O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player