Home > > Aquário de Ubatuba, Projeto TAMAR e Instituto Argonauta retiram 43kg de microlixo

Aquário de Ubatuba, Projeto TAMAR e Instituto Argonauta retiram 43kg de microlixo

Publicado em 25 de setembro de 2019

A ação faz parte da #SemanaMaresLimpos 2019, promovida pela campanha Mares Limpos, da ONU Meio Ambiente, em comemoração ao dia mundial de limpezas de praias.

Na manhã de 20 de setembro, o Aquário de Ubatuba, Projeto TAMAR e Instituto Argonauta realizaram um mutirão de limpeza nas praias do Itaguá e Iperoig, com a participação de aproximadamente 300 voluntários. A mobilização voluntária tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a problemática do lixo no mar.

Na ocasião foram distribuídos materiais de coleta de dejetos e luvas para todos os participantes.  Essa campanha teve como foco os microplásticos, um dos mais prejudiciais à vida marinha e ao ser humano. Foram retirados 43Kg de resíduos sendo, na grande maioria, de microplásticos. Será feita uma auditoria das principais marcas responsáveis pelos plásticos e resíduos e, por fim, os resultados serão divulgados para apontar e conscientizar sobre as responsabilidades das marcas.

A atividade reuniu indivíduos e as seguintes escolas: E.M. Altimira, EMEI Bessi, EMEI Dinorah, E.M. Nativa Fernandes de Faria, Cooperativa Educacional de Ubatuba e jovens do programa “Nosso Papel de Futuro”.

Para fechar com chave de ouro, todos os participantes receberam um convite para visitar o Aquário de Ubatuba.

Videos