Home > > Encerramento da IV Semana do Mar reúne autoridades locais, população e artistas para celebrar a preservação ambiental e a cultura brasileira

Encerramento da IV Semana do Mar reúne autoridades locais, população e artistas para celebrar a preservação ambiental e a cultura brasileira

Publicado em 16 de junho de 2017

Compartilhe

Com entrada gratuita para mais de 800 pessoas, Aquário de Ubatuba e Tamar, comemoram o encerramento da quarta edição da Semana do Mar

Ubatuba, 14 de junho de 2017 – A IV Semana do Mar teve seu encerramento no último sábado (10) na Orla do Itaguá em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. O evento movimentou a semana trazendo diversos profissionais e especialistas em Biologia Marinha para expor problemáticas e discutir soluções a cerca de temas como a poluição, pesca predatória e outras ameaças do ambiente costeiro nacional.

A quarta edição da Semana do Mar é uma realização do Projeto TAMAR, do Aquário de Ubatuba e da Prefeitura Municipal de Ubatuba, com apoio do Instituto Arcor Brasil, e da Arcor do Brasil. A edição deste ano comemorou a marca de 352 pessoas envolvidas na limpeza de praia. Grande parte do público era formado por alunos das escolas “Cooperativa Educacional de Ubatuba” e “EE Maria Alice Alves Pereira”.

“Bom dia a todos e muito obrigada pela presença de cada um. Desde as crianças e pais que nos ajudaram a limpar a praia encerrando a Semana do Mar, até as autoridades aqui presentes como os vereadores Adão Pereira, Rochinha do Basquete e Claudinei. Quero muito agradecer ao Prefeito Sato e ao secretário de infraestrutura Pedro Tuzino.” Disse Hugo Gallo, oceanógrafo e diretor do Aquário de Ubatuba.

“É um momento de resgate da cidade. Ubatuba tem esse patrimônio maravilhoso natural, por isso que precisamos cuidar da nossa cidade e dos espaços públicos como as praças, as árvores, e as avenidas. Está sendo muito bom ver o empenho dessa gestão em resgatar a cidade. É um prazer estar aqui colaborando”, celebrou Hugo.

O oceanógrafo encerrou fazendo um convite. “Convido a todos a comparecem hoje à noite, para o show de encerramento no Tamar. As apresentações são gratuitas e contam com a presença de grandes músicos como Daniela Lasalvia, Luis Pereque e Rubinho do Vale”, finalizou Gallo.

Segundo o professor e vereador Rochinha do Basquete é na infância o período mais importante para o aprendizado de valores importantes como a conservação ambiental. “Agradeço a todas as crianças que estiveram aqui recolhendo esse lixo e o transformando em material pedagógico, é neste momento em que começa a mudança, na infância.”

Para Adão, vereador de Ubatuba e conhecido como uns dos mais talentosos empreiteiros da cidade é preciso ter coragem para gerir uma cidade. “É um grande incentivo para toda a população ver a postura de um empresário como o Hugo. Quero também lembrar e agradecer ao prefeito Sato que chegou com muita força de vontade e coragem para chegar junto e transformar esta cidade num lugar melhor para se viver”.

O Prefeito Sato que esteve com os Jovens da Guarda Mirim antes de comparecer ao encerramento, agradeceu a todos e lembrou sobre a importância do investimento no jovem. “Temos que investir nas futuras gerações, nas crianças e nos jovens. Aproveitar a oportunidade do último dia da Semana do Mar para falar da importância do investimento do poder publico para dar atenção devida a essa nova geração.”

Sato falou sobre a magnitude de deixar um legado satisfatório aos cidadãos de Ubatuba. “Para construirmos um legado é preciso antes colocar a mão na massa. Quero aproveitar e agradecer especialmente a Câmera Municipal dos Vereadores, que juntos aprovaram diversos projetos muito importantes para a cidade.” Lembrou o prefeito.

O Aquário de Ubatuba é o primeiro estabelecimento comercial a adotar uma praça da cidade, inaugurando o projeto “Boa Praça”, incentivado pela Prefeitura Municipal.

O Aquário de Ubatuba é o primeiro estabelecimento comercial a adotar uma praça da cidade, inaugurando o projeto “Boa Praça”, incentivado pela Prefeitura Municipal. O secretário de infraestrutura Pedro Tuzino falou da importância dos esforços da iniciativa privada para a realização de obras. “É com muita satisfação que entregamos a praça revitalizada hoje. A cidade está melhorando, ficando mais bonita. Revitalizamos a orla, podas, iluminação e recuperação das pontes além da jardinagem e iluminação da estrutura que acomoda o esqueleto da Baleia.” Pedro ainda agradeceu a presença de todos.

Outro momento especial do dia foi a soltura de duas tartarugas marinhas que estavam em reabilitação e agora puderam voltar a viver nos mares, seu habitat natural.

Ao todo, foram mais de mil pessoas que tiveram a chance de conhecer, de forma gratuita, Aquário de Ubatuba e Tamar, com palestras de grandes especialistas da área de educação, preservação ambiental e gestão pública como Procurada do MPF Walquiria Imamura Picoli, o oceanógrafo e analista ambiental do IBAMA Pedro Koehler, a gestora do Refúgio da Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes e ESEC Tupinambas-ICMBio Kelen Leite, a engenheira florestal e analista ambiental da ESEC (Tamoios) Graziela Moraes Barros, o oceanógrafo e docente da UNIFEST Phd. Marcelo Kitahara, o bacharel em Botânica e docente da UERJ Phd. Joel Christopher Creed do Projeto Coral-sol e Tatiana Neves, coordenadora do Projeto Albatroz.

Para finalizar com chave-de-ouro a quarta edição do evento, o público se divertiu ao som dos talentosíssimos músicos Luis do Perequê, Daniela Lasalvia e Rubinho do vale, com uma verdadeira celebração da cultura brasileira. O show foi realizado na concha acústica do Projeto Tamar. 

 


Compartilhe

Videos