Home > > Aquário de Ubatuba divulga os ganhadores do Concurso “Batize Um Tubarão”

Aquário de Ubatuba divulga os ganhadores do Concurso “Batize Um Tubarão”

Publicado em 29 de maio de 2017

Compartilhe

Realizado com a intenção de promover a educação ambiental e desmistificar a fama de mau dos tubarões, concurso teve cerca de três mil sugestões

 

Ubatuba, 26 de maio de 2017 – Fernanda Gouvea da Silva de Jesus, moradora de Caraguatatuba e Marcelo Silva Correa, de São Paulo, foram os grandes vencedores do Concurso Cultural/Artístico “Batize Um Tubarão”, criado e promovido pelo Aquário de Ubatuba. Fernanda sugeriu o nome “Moana” para o tubarão-lixa. Já para a Mangona, o nome indicado foi “Valente”.

 

A ideia de criar o concurso surgiu após o resgate do tubarão-lixa que vivia há cerca de três anos em um aquário doméstico na cidade de Ribeirão Preto. Após quase 30 horas de operação, a equipe do Aquário de Ubatuba finalizou a missão com sucesso.

 

“Achamos o momento oportuno para darmos outro nome a Mangona também. Afinal, seu antigo nome (Mortícia) nada tem a ver com seu temperamento dócil”, afirma Anelise Magro bióloga e educadora ambiental do Aquário de Ubatuba.

 

Com cerca de três mil sugestões vindas de todo o país, a equipe teve uma missão e tanto. Em uma segunda etapa, dez nomes foram escolhidos por um time de colaboradores, e então levados ao publico para o veredito final, através da Fanpage.

 

Fernanda, que escolheu o nome “Moana”, teve 90% de acertos no questionário do concurso e justificou sua escolha. “Moana significa Oceano ou mar profundo, origem na língua polinésia, proveniente de povos indígenas que habitavam esse lugar.”

 

“Valente” foi a opção que levou Marcelo a faturar o concurso e ele também justificou sua escolha e teve 90% de acertos nas questões sobre importância dos tubarões na cadeia e demais perguntas. “Escolho Valente por ela ser uma sobrevivente”. Escolha que cai como uma luva já que o animal sobreviveu depois de passar horas preso a uma rede de pesca.

 

Promovido pelo Aquário de Ubatuba, o concurso tem o apoio da Pousada Don Diego, Padaria Integrale, Jundu Praia Bar, Tachão de Ubatuba, Barquário e Instituto Argonauta.

 

Confira a Premiação!

 

- Duas noites na charmosa Pousada Don Diego;

- Café da manhã dos deuses na Integrale, a padaria mais cool de Ubatuba;

- Sobremesa de cair o queixo: Sorvete de Forno do tradicional Tachão de Ubatuba;

- Um almoço na paradisíaca praia do Prumirim, no baladado Praia Bar Jundu;

- Passeio no incrível Barquário, o “barco-aquário”;

- Passeio interativo no Barco do Instituto Argonauta para conhecer a rotina dos Monitores na patrulha em prol da fauna marinha;

- Pelúcia customizada do Tubarão com o novo nome;

- Kit exclusivo da Aqualoja;

- Um café delicioso no Aquabar;

- Visita monitorada ao Aquário de Ubatuba.

 

Confira as respostas do QUIZZ                                                                                                         

 

  1. Qual foi o primeiro aquário do Brasil a resgatar um tubarão?

(  ) Aquário de Santos

(  ) Aquário do Rio

(  ) Aquário de Aparecida

( X ) Aquário de Ubatuba                          

(  ) Oceanário de Aracaju

 

  1. O que é cação?

(  ) Caranguejo                  (  ) Golfinho

(  ) Baleia                         ( ) Tubarão

(  ) Tartaruga Marinha       (X) Raias e Tubarão

 

  1. Qual a importância dos tubarões para o ecossistema marinho?

Resposta Fernanda - Os tubarões são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos e não são espécies perigosas.

Resposta Marcelo - Total para o controle e a saúde das populações das espécies que são suas presas, além disso, muitas vezes se alimentam de bichos doentes e velhos.

 

4.      Quais são as principais razões que ameaçam as espécies de tubarões?

I – Pesca

II – Poluição sonora

III – Destruição dos manguezais e regiões costeiras.

IV – Preservação dos mares, oceanos, rios, manguezais e animais.

V – Poluição das águas dos rios, mares e oceanos.

(  ) I está correta.

(  ) I, II e III estão corretas

(  ) I, IV e V estão corretas

( X ) I, III e V estão corretas

(  ) Todas estão corretas

 

  1. Dê sua sugestão de nome para nossos tubarões lembrando que elas são fêmeas, justifique.

 

Tubarão Lixa – Moana significa Oceano ou mar profundo, originada na língua polinésia, proveniente de povos indígenas que habitavam esse lugar.

Tubarão Mangona – Valente por ter sobrevivido até aqui.

 

O Concurso Cultural/Artístico tem como principal intuito promover a educação ambiental e desmistificar a imagem negativa da espécie. Além de, dar luz a questões importantes com relação ao consumo da carne de cação (tubarão).

 

SOBRE AQUÁRIO DE UBATUBA

 

Fundado em 1996 por Hugo Gallo, o Aquário de Ubatuba é o primeiro aquário privado do país. Desde sua fundação, até os dias de hoje, sua missão é atuar na conservação do ambiente marinho por meio da educação ambiental e de pesquisas.

Reconhecido como um dos melhores aquários da América do Sul e do Brasil (fonte: Trip Advisor) o Aquário de Ubatuba é considerado também uma das melhores opções de lazer educativo no litoral de São Paulo. Sob o conceito de edutainment (termo da língua inglesa proveniente da fusão das palavras education e entertainment), que permite aos visitantes uma “imersão” nas águas dos rios e mares, na qual aprendem a valorizar a biodiversidade aquática e marinha, ao mesmo tempo em que se divertem.

O circuito de visitação é composto por 21 recintos, nos quais vivem mais de 700 animais de cerca de 130 espécies diferentes – representando os mais variados ecossistemas do Brasil e do mundo. Anualmente, o Aquário de Ubatuba recebe milhares de visitantes, tornando-se um dos locais de maior visitação turística do litoral brasileiro.

 

INFORMAÇÃO À IMPRENSA                                                     

Janaína Pedroso

imprensa@aquariodeubatuba.com.br

12 3834-1386 / 11 94005-8745

Visite nossa Fanpage e Instagram

 


Compartilhe

Videos







O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player