Home > > Biólogo Marinho Apresenta Palestra Sobre Monitoramento de Praias no Aquário de Ubatuba

Biólogo Marinho Apresenta Palestra Sobre Monitoramento de Praias no Aquário de Ubatuba

Publicado em 9 de junho de 2016

Compartilhe

andreface 1O auditório do Aquário de Ubatuba recebe, nesta quinta-feira (9), às 19h30, o professor André Barreto, da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), que irá apresentar a palestra “Programas de Monitoramento de Praias – A importância da Gestão de Dados de Biodiversidade para a Conservação Marinha”. A entrada é gratuita.

Biólogo Marinho formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, André Barreto tem mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Desde o ano 2000, é professor da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) nos cursos de graduação de Oceanografia e Ciências Biológicas, e também no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental.

O palestrante foi membro do Grupo de Trabalho de Especialistas de Mamíferos Aquáticos – GTEMA/IBAMA e do Grupo de Trabalho de Capturas Incidentais na Atividade Pesqueira, também do IBAMA.

Atualmente, é membro do Grupo Estratégico Assessor para acompanhar a implementação do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Pequenos Cetáceos – PAN, do ICMBio. Foi tesoureiro da Sociedade Latino-Americana de Especialistas em Mamíferos Aquáticos (FMA). É editor associado da Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology e revisor de diversas revistas científicas. Também tem desenvolvido pesquisas relacionadas com a ecologia, distribuição e o comportamento de cetáceos.

André Barreto é o coordenador do PMP-BS, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da PETROBRAS de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo IBAMA e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e mortos.

O evento faz parte da III Semana do Mar, realizada por Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar e Prefeitura Municipal de Ubatuba.

 


Compartilhe

Videos