Home > > Release de Apresentação do Aquário de Ubatuba – Ano 2015

Release de Apresentação do Aquário de Ubatuba – Ano 2015

Publicado em 5 de agosto de 2015

Compartilhe

PRESS RELEASE – 2015

 

O primeiro Aquário privado aberto à visitação pública do país foi fundado em Ubatuba em fevereiro de 1996, pelo oceanógrafo Hugo Gallo Neto, com objetivo de atuar na conservação do ambiente marinho através da educação ambiental e de pesquisas.

Reconhecido como um dos melhores aquários da América do Sul e do Brasil pelo site Trip Advisor e considerado uma das melhores opções de lazer educativo no litoral de São Paulo, aplica o conceito de edutainment (do inglês, fusão das palavras education=educação + entertainment=entretenimento), permitindo aos visitantes, ao mesmo tempo em que se descontraem em uma “imersão” nas águas dos rios e mares, aprendam a valorizar a biodiversidade aquática e marinha em um percurso auto didático de visitação que representa os mais variados ecossistemas do Brasil e do mundo.

O circuito de visitação é composto por 21 recintos com mais de 700 animais e cerca de 130 espécies diferentes.

É referência no segmento e pioneiro no Brasil por iniciativas como: O uso de matérias recicláveis e de baixo impacto ambiental na cenografia dos tanques; O uso de Iluminação natural, para economia de energia e qualidade de vida dos animais e plantas; Aquecimento d´água por meio de placas solares e trocadores de calor (equipamento com baixo consumo de energia); Cenografia composta com espécies vegetais aquáticas, anfíbias e terrestres que realizam o tratamento biológico da água; Sistema de filtragem semiaberto, que promove renovação periódica da água por meio da recirculação da água no sistema; Introdução do conceito de tanque de contato, onde os visitantes podem tocar estrelas e pepinos do mar, ouriços, lagostas e raias, acompanhados de um monitor; Construção e manutenção de um tanque de Águas-Vivas; Construção e manutenção de um dos maiores tanques oceânicos do país, que abriga diversas espécies como o Tubarões, Raias-Ticonha, Moréias e várias espécies de peixes brasileiros.

Possui um Pinguinário que abriga 10 animais da espécie Spheniscus magellanicus,, conhecidos como Pinguim-de-Magalhães, resgatados nas praias da região, onde os visitantes poderão participar da alimentação interativa aos finais de semana e feriados às 11h30 e às 17h e diariamente durante as férias escolares. E também uma galeria de agua doce e salobra  com 24 mil litros, recém-revitalizada, que representa o igapó (ou mata alagada) e o manguezal, abrigando espécies inéditas no Aquário de Ubatuba, como Raias de água doce, aruanãs, tucunarés, novas espécies de Piranhas, Guaiamus, Bagres-bandeira, Chama-marés, Robalos, Caranguejos da bromélia, Caranguejos-uça, Bagres-do-mar e muito mais!

Desde a inauguração, o Aquário já recebeu mais de 1.800.000 pessoas que puderam observar e aprender a respeitar o fascinante mundo submarino. Com programações educativas, principalmente para as crianças que podem participar de atividades recreativas e passatempos que estimulam o aprendizado e a criatividade, por meio das atividades permanentes como o “Cantinho do Desenho”, a brincadeira “Pequenos Cientistas” e a “Pesca Ecológica”. Ainda, aos finais de semana e diariamente durante as férias escolares, elas podem participar das oficinas de reutilização de materiais, onde aprendem de forma lúdica a respeitar e preservar o ambiente marinho além de consolidar conteúdos adquiridos em sala de aula.

Possui também convênios e protocolos de cooperação técnico-científica com mais de 125 instituições nacionais e internacionais de ensino e pesquisa para realização de estágios e pesquisas conjuntas.

Este ano foi realizado melhorias na infraestrutura do Aquabar, quarentena e setor extra, otimizando recursos e ampliando as áreas de atendimento aos animais.

Envolvidos com as ações de resgate e atendimento da fauna marinha a Diretoria do Aquário de Ubatuba e outros profissionais ligados à proteção do meio ambiente fundaram o Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, uma ONG sem fins lucrativos, reconhecida em 2007 como uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), para auxiliar na captação de recursos e execução de projetos voltados para a preservação e conservação do ambiente costeiro. Um dos principais projetos em andamento e um CENTRO DE REABILITAÇÃO E TRIAGEM DE ANIMAIS AQUÁTICOS (CRETA), apoiado pelo Aquário de Ubatuba e a Petrobras, que vem realizando o resgate e reabilitação de fauna aquática, tendo atendido desde 1998 mais de 2000 animais entre pinguins, golfinhos, baleias e lobos-marinhos.

Conjuntamente com o Instituto, o Aquário de Ubatuba mantém o Museu da Vida Marinha: uma exposição de diversos animais marinhos retratando a evolução e biodiversidade dos mares com foco principal na biodiversidade marinha do litoral norte do estado de São Paulo. O museu apresenta também alguns exemplares exóticos, principalmente de conchas de moluscos provenientes de diversos países.

Outras ações do Aquário incluem o Estudo do Meio, onde escolas, universidades e diferentes grupos etários e sociais de outros centros urbanos passam alguns dias em Ubatuba estudando os ecossistemas costeiros sob a orientação de oceanógrafos, biólogos, educadores e monitores ambientais. O Aquário realiza também cursos de extensão universitária com foco na capacitação de mão de obra para a conservação do ambiente marinho.

É por tudo isso e, principalmente, pela necessidade de contribuir por meio da educação e do trabalho prático para o conhecimento, valorização e, consequente, conservação dos ambientes costeiros e de água doce do país que a diretoria do Aquário de Ubatuba, com todo seu know-how, replica essa ideia por meio da Terramare, empresa com uma equipe técnica especializada na construção de Aquários Públicos que tem o objetivo de implantar projetos de educação para o turismo. Desta forma, os Aquários de Aparecida/SP, da Bacia do Rio São Francisco em Belo Horizonte/MG, de Rio das Ostras/RJ, do Parque Escola Sabina em Santo André, do Pantanal em Campo Grande/MS, o Oceanário Brasil em Rio Grande/RS, o Oceanário de Aracajú/SE, o Amazonário em Belém-PA e a reforma do Aquário de Cuiabá-MT foram projetados por meio de consultorias prestadas pela Terramare que é a única empresa Brasileira apta ao pleno desenvolvimento de tais projetos.

 

A vida veio do mar, por isso é fundamental que tenhamos uma nova consciência ambiental para a sobrevivência do planeta, pois propriedades da água contribuem para a existência da vida e fornecerem os meios pelos quais ela consegue evoluir!

 

O Aquário de Ubatuba espera sua visita!

 

Serviço:

Telefone: (12) 3834.1382

Site: www.aquariodeubatuba.com.br

Horário de Funcionamento:

Domingo à Quinta-feira, das 10h às 20h.

Sexta e sábado, das 10h às 22h.

Endereço: Rua Guarani, 859 – Itaguá, Ubatuba/SP

Entradas:

R$30 Inteira e R$15 Meia Entrada (estudantes, professores, idosos com documento comprobatório e portadores de necessidades especiais). A entrada é gratuita para crianças até 3 anos, acompanhada de um adulto pagante.

 

IMG_3334

 

 

ECO-LEMBRANCAS DA AQUALOJA

 

 

Envolvido com a conservação do ambiente marinho e preocupado com o crescente problema do lixo no mar, o Aquário de Ubatuba dá o exemplo de “consumo consciente” e pioneiramente implanta em sua Aqualoja uma linha de produtos sustentáveis elaborados a partir de matérias primas recicláveis/recicladas e produzidas através da utilização de recursos naturais renováveis.

 

Em agradecimento à sua visita lhe deixamos esta ECO lembrança para que você replique esta ideia!

 

  • Caneca de fibra de coco

Industrializadas com substituição de polímero tradicional de fonte não renovável (petróleo) por uma mescla plástico reutilizado (PET) + 30% de fibra de coco.

Reduz o consumo do plástico e retira resíduos sólidos do meio ambiente, dando uma vida útil mais longa a esse recurso, que antes seria descartado, o que representa uma sobrevida de ciclo do material orgânico extremamente significativo.

 

  • Kit para anotações

Bloco de anotações e caneta ecológica, produzidos com papel reciclado.

 

  • Camiseta ecológica

Confeccionadas com malha 50% de fios de algodão e 50% de fibra de poliéster proveniente de garrafas PET.

Uma camiseta = 2 a 3 garrafas a menos no meio ambiente.

 

  • Lápis-Semente

Desenvolvido pela equipe do Aquário de Ubatuba, o lápis, feito com madeira de reflorestamento, pretende incentivar o plantio de novas árvores.

“Você colhe o que você planta” então vamos plantar um futuro mais sustentável!

 

Ao adquirir um destes produto, além da qualidade, você esta contribuindo para a inclusão social, por meio da geração de empregos e, sobretudo para a preservação do meio ambiente, diminuído a poluição dos mares e, consequentemente, a ocorrência de ingestão acidental de lixo pelos animais marinhos, além de prevenir enchentes.

 

A vida veio do mar!


Compartilhe

Videos